Destaques

Servidores aposentados do MPRS se reúnem em encontro promovido pelo SIMPE-RS

Servidores aposentados do MPRS se reúnem em encontro promovido pelo SIMPE-RS

Na manhã desta quarta-feira (23), o SIMPE-RS reuniu colegas aposentados e aposentadas em um importante encontro na CasaVerso, em Porto Alegre. O evento teve como objetivo principal promover um espaço de diálogo sobre os desafios específicos desta fase da vida e discutir as pautas de reivindicação do setor. Após as discussões e apresentações, os participantes confraternizaram em um almoço no restaurante Via Imperatore, fortalecendo os laços e compartilhando momentos de convívio.

A iniciativa contou com a presença de Joice Liz, do Instituto Girassol, que trouxe uma reflexão profunda sobre o impacto da aposentadoria na saúde cognitiva e emocional. Joice destacou a importância da socialização e da manutenção de redes de apoio. “Quando a gente se aposenta, percebe o quanto deixou de viver. E é aí que entra o papel do núcleo, como um espaço de continuidade, de convivência, de propósito”, afirmou. Ela também compartilhou experiências do Instituto Girassol como oficinas, grupos de convivência e apoio psicológico para aposentados e suas famílias.

A diretora de saúde e condições de trabalho do SIMPE-RS, Silvia Tejadas, trouxe uma reflexão sobre a transição para a aposentadoria no Ministério Público. "A aposentadoria no Ministério Público é um momento solitário, porque a pessoa decide que vai se aposentar e ela sai. E a instituição não toma parte disso, a instituição não prepara a continuidade, é um momento muito precário, eu diria. Então, o sindicato, ao perceber isso, criou uma frente de trabalho para dar suporte".

A advogada Flávia Hagen, do escritório Castro, Osório e Pedrassani Advogados Associados, abordou questões jurídicas sensíveis sobre os direitos previdenciários pós-reforma. Ela explicou os diferentes enquadramentos previdenciários e detalhou ações coletivas conduzidas pelo sindicato para garantir reajustes e direitos aos servidores aposentados. “Estamos buscando judicialmente a aplicação do INPC para proteger quem ficou fora das regras de paridade e integralidade. A maioria dos votos no STF já se mostra favorável à nossa tese”, esclareceu Flávia. Ela ainda se mostrou otimista em relação à revisão da cobrança previdenciária sobre os proventos dos aposentados.

Sandra Zembrzuski, vice-presidenta do SIMPE-RS, destacou o compromisso do sindicato em ampliar os direitos dos aposentados. “Queremos incidir em políticas de saúde, segurança alimentar, assistência jurídica e convívio social. E, acima de tudo, conhecer a realidade dos aposentados e aposentadas”, pontuou.

Para o presidente do SIMPE-RS, Jodar Pedroso Prates, este encontro representa um passo fundamental na organização e fortalecimento da voz dos servidores aposentados. "É essencial que o sindicato esteja atento às necessidades e demandas dos nossos colegas que dedicaram anos ao Ministério Público. Este núcleo é um espaço de escuta, de troca e de construção de pautas que visam garantir uma aposentadoria digna e com qualidade de vida", afirmou.

Após o encontro, os participantes desfrutaram de um almoço de confraternização no restaurante Via Imperatore, proporcionando um espaço para conversas, troca de memórias e o fortalecimento dos laços entre os colegas aposentados. Este momento de convívio sublinhou a importância da criação e da manutenção de espaços como o Núcleo de Aposentados do SIMPE-RS, que visam promover o bem-estar e a integração deste importante grupo de servidores.