O SIMPE-RS segue fortalecendo sua atuação nacional com a presença de representantes da entidade nas direções recém eleitas da FENAMP e da ANSEMP . As eleições aconteceram durante o Encontro Nacional de 2025, realizado em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de abril, e marcaram um novo momento de organização e enfrentamento das pautas nacionais da categoria.
Na FENAMP, os dirigentes Alberto Freire Ledur e Sandra dos Santos Zembrzuski foram eleitos para a Coordenação Executiva da entidade, que atuará no triênio 2025-2028. A chapa "Unidade Para Avançar", composta por representantes de todas as regiões do país e com 40% de mulheres entre os coordenadores, foi eleita por aclamação, refletindo a diversidade e a representatividade da base.
Já na ANSEMP, o presidente Jodar Pedroso Prates foi eleito Diretor de Comunicação Social da nova diretoria. Pela primeira vez desde a sua fundação, a entidade será presidida por uma mulher: Vânia Márcia de Sousa Leal Nunes, do Ministério Público do Maranhão. Além disso, Sandra Zembrzuski também foi eleita suplente do Conselho Fiscal da ANSEMP
Plano de Lutas 2025
Durante o Encontro Nacional foi aprovado o Plano de Lutas para 2025, que estabelece as principais bandeiras de atuação das entidades diante do atual cenário político e institucional. Entre os eixos prioritários, destacam-se:
- Enfrentamento à precarização das relações de trabalho no Ministério Público, com foco na defesa dos concursos públicos e no combate à substituição de servidores efetivos por comissionados, estagiários e programas de residência jurídica.
- Compromisso com a saúde mental da categoria, com a cobrança imediata pela implementação da resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) já aprovada, e pela efetiva atuação das Comissões de Prevenção a Situações de Risco à Saúde Mental nos MPs estaduais.
- Combate à reforma administrativa e às tentativas de desmonte do serviço público, com ações coordenadas entre FENAMP e ANSEMP.
- Combate a ilegalidades como supersalários, penduricalhos e a falta de transparência nos Ministérios Públicos.
A unidade entre FENAMP e ANSEMP foi apontada como essencial para enfrentar os desafios impostos aos servidores do Ministério Público, e os dirigentes do SIMPE-RS reafirma o seu compromisso com uma atuação firme e coletiva em defesa dos direitos da categoria.