O Banrisul anunciou, no domingo (12), que irá prorrogar até três parcelas dos contratos de crédito consignado dos servidores públicos da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Sul (ativos e inativos). A instituição ainda não divulgou detalhes sobre a prorrogação, nem a partir de quando estará disponível, mas informou que está “definindo a melhor forma de sistematizar a operacionalização e divulgará amplamente a data a partir da qual estará disponível essa solução, bem como os canais de solicitação para os servidores interessados”.
A medida atende ao pedido do SIMPE-RS e outros sindicatos e associações do estado que, na semana passada, enviaram ofício ao presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos (CSSP) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Alergs), deputado Jeferson Fernandes (PT), pedindo o encaminhamento de Projeto de Lei determinando a suspensão do pagamento de empréstimos consignados pelo período de 90 dias. Na ocasião, a CSSP encaminhou ofício ao governador Eduardo Leite (PSDB), à Casa Civil e ao Banrisul com a solicitação das entidades.
O sindicato aguarda agora a divulgação das condições da prorrogação dos contratos de crédito consignado. Foi demandado à instituição que tal operação tivesse um prazo de até 90 dias, sem a cobrança de juros pelo tempo adicionado ao contrato.