A Caixa Econômica Federal anunciou uma série de medidas de socorro financeiro para Pessoa Física e Jurídica em razão da pandemia de coronavírus. A iniciativa da instituição abrange uma ampla gama de serviços, como crédito pessoal, crédito imobiliário, empréstimos consignados e crédito para empresas e hospitais.
Um dos serviços oferecidos é a pausa de até 90 dias no pagamento de contratos de crédito de CDC, Crédito Pessoal e Microcrédito. A solicitação deve ser realizada dois dias úteis antes ou dois dias úteis depois da data de vencimento da prestação, a pausa também é oferecida para contratos dessas modalidades que tenham no máximo 19 dias de atraso.
A Caixa explica que “com a pausa, os valores das demais prestações serão alterados. Os juros do período pausado serão distribuídos em todas as demais prestações ao longo contrato”. O número de parcelas do contrato permanece o mesmo. Por exemplo, se o contrato é de 12 parcelas, com final previsto para dezembro de 2020, com a pausa, a última parcela ficaria para março de 2021.
Os financiamentos habitacionais também poderão ser pausados por até 3 prestações. Além das opções de pausa, a instituição também está disponibilizando a renovação de crédito consignado com pausa de até 60 dias no pagamento. Também é possível aumentar o prazo do contrato original. A Caixa anunciou ainda a redução de juros para novos contratos. As taxa para crédito consignado parte de 0,99% a.m, e a taxa de CDC parte de 2,17% a.m.
Pelo chat, é possível negociar dívidas, pausar o pagamento de empréstimos parcelados, pausar contratos de crédito habitacional Pessoa Física, renovar contratos de penhor. Todos os serviços podem ser acessados pelos canais digitais da Caixa (chat, app e internetbanking).