O SIMPE-RS enviou, na manhã desta sexta-feira (20), um Ofício ao Procurador-Geral de Justiça, Dr. Fabiano Dallazen, solicitando a suspensão por 60 dias dos descontos de empréstimos consignados dos servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS). Tal pedido sustenta-se nas medidas do Conselho Monetário Nacional, que aprovou diretrizes para estimular as instituições financeiras a realizar a suspensão da cobrança de dívidas por 60 dias e promover sua renegociação. Diversos bancos aderiram a essa iniciativa, que busca minimizar os impactos financeiros da crise causada pela COVID-19.
A medida faz-se necessária nesse momento de excepcionalidade em decorrência da pandemia de coronavírus. Muitas famílias, sobretudo aquelas com trabalhadores autônomos e pequenos empresários, já estão sentindo os impactos da recessão econômica mundial, com a suspensão compulsória das atividades de alguns setores, como academias e restaurantes, e a diminuição do consumo em geral.
Muitos servidores do MP-RS também já estão sentindo em seus lares essas mudanças. Por terem familiares que contribuem na renda da casa em situações menos estáveis, e também pelo aumento dos preços de itens de extrema importância para a prevenção da COVID-19, como álcool gel e máscaras. Também alimentos e alguns medicamentos estão com preços aumentados devido à alta procura.
O ofício foi encaminhado com urgência com o objetivo de se estabelecer já na folha de março a suspensão. Aguardamos manifestação do Procurador-Geral.