Notícias

Mobilização: SIMPE-RS lança campanha contra desvio trilionário de verbas públicas para socorro ao sistema bancário

Mobilização: SIMPE-RS lança campanha contra desvio trilionário de verbas públicas para socorro ao sistema bancário
O SIMPE-RS (Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul) está lançando uma campanha para alertar a sociedade e os deputados gaúchos sobre pontos da PEC 10/2020, conhecida como “PEC do Orçamento de Guerra” que permitem que o Banco Central (BC) gaste quase um trilhão de reais “papéis podres” dos bancos. Em artigo publicado no jornal Extra Classe , Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) denuncia que “se a PEC 10 for aprovada, os bancos irão vender esses créditos diretamente para o Banco Central pelo preço que quiserem e receberão, em troca, títulos da dívida pública brasileira e seus generosos juros”.

Antes de autorizarem tais operações, Fattorelli defende que os parlamentares “teriam que solicitar ao Banco Central a completa discriminação dos beneficiários, o detalhamento dos riscos envolvidos e demais informações sobre cada um dos créditos privados englobados no valor de R$ 972,9 bilhões informado pelo presidente do BC aos senadores em 09/04/2020, sob pena de assumirem a co-responsabilidade sobre tal operação às cegas”.

“Se o Banco Central de fato estivesse preocupado em socorrer a economia, viabilizar a sobrevivência das empresas e manter empregos, deveria colocar em prática as suas atribuições de autoridade monetária do país. Ou seja, emitir e injetar moeda na economia, e exigir que os bancos criem linhas de crédito a juro zero e prazo de carência enquanto durar a pandemia. Em vez de isso, foi criada a PEC 10/2020, que rebaixa o Banco Central a mero agente independente do mercado de balcão, desvirtuando completamente as atribuições daquela autoridade monetária” aponta a coordenadora da ACD em seu artigo.

Investindo em papéis que não darão retorno financeiro para União, deixa-se de investir em saúde, educação, segurança pública, assistência social, Previdência, prestação da Justiça e outras áreas fundamentais. E isso justamente em um momento em que a população passa por muitas dificuldades e incertezas em decorrência da pandemia de coronavírus. Por isso, vamos nos mobilizar para que a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados não compactue com esse desvio trilionário das áreas essenciais em prol do mercado financeiro. O momento é de socorro às pessoas, de garantir políticas públicas eficazes no campo sanitário, para o combate ao vírus, e também no campo econômico, mas para garantir a renda das famílias e não dos bancos.

Acesse as redes sociais dos deputados gaúchos e envie a seguinte mensagem:

“Prezado Deputado, qual a sua opinião sobre os dispositivos contidos na PEC 10/2020 que permitirão que o governo compre papéis podres das instituições financeiras no total de quase um trilhão de reais, sabendo que por conta dessa política perversa faltarão verbas para a saúde, a educação, a segurança, a assistência social, a previdência, a prestação da justiça entre outras áreas justamente no momento mais crítico dos últimos tempos para nossa sociedade?”

Participe dessa campanha!

Redes sociais da Bancada Gaúcha na Câmara dos Deputados:

Afonso Hamm (PP-RS)

Afonso Motta (PDT-RS)

Alceu Moreira (MDB-RS)

Bibo Nunes (PSL-RS)

Bohn Gass (PT-RS)

Carlos Gomes (REPUBLICANOS-RS)

Daniel Trzeciak (PSDB-RS)

Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS)

Fernanda Melchionna (PSOL-RS)

Giovani Cherini (PL-RS)

Giovani Feltes (MDB-RS)

Heitor Schuch (PSB-RS)

Henrique Fontana (PT-RS)

Jerônimo Goergen (PP-RS)

Liziane Bayer (PSB-RS)

Lucas Redecker (PSDB-RS)

Marcel van Hattem (NOVO-RS)

Marcelo Brum (PSL-RS)

Marcelo Moraes (PTB-RS)

Márcio Biolchi (MDB-RS)

Marcon (PT-RS)

Maria do Rosário (PT-RS)

Marlon Santos (PDT-RS)

Maurício Dziedricki (PTB-RS)

Nereu Crispim (PSL-RS)

Osmar Terra (MDB-RS)

Paulo Pimenta (PT-RS)

Pedro Westphalen (PP-RS)

Pompeo de Mattos (PDT-RS)

Sanderson (PSL-RS)

Santini (PTB-RS)