O SIMPE vem dando os primeiros passos para concretizar a Ouvidoria sobre saúde do trabalhador. Neste sentido, já teve reunião, dia 20 de fevereiro, com a Dra. Silvia Generalli da Costa, que foi uma das coordenadoras da pesquisa “Fatores Psicossociais no Trabalho e Saúde em Trabalhadores do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul”, realizada em 2018 pelo Sindicato, envolvendo servidores do Ministério Público.
No encontro, a entidade acertou a contratação da psicóloga para implementar o projeto de instalação da Ouvidoria em Saúde Física e Mental no Trabalho.
Os objetivos da Ouvidoria, que fará parte da estrutura da entidade, são:
- No âmbito da prevenção: promover atividades informativas, formativas (formação direta e formação de multiplicadores; qualificação de representantes sindicais) e de integração, a fim de prevenir o adoecimento dos servidores.
- No âmbito psicológico: oferecer acolhimento e, se necessário, encaminhamento, aos servidores do MP-RS que têm sua saúde mental afetada por fatores de risco psicossocial no trabalho.
- No âmbito corporal: oferecer acolhimento e, se necessário, encaminhamento, aos servidores do MP-RS que têm sua saúde física afetada por fatores de risco ambiental no trabalho.
- No âmbito da gestão: obter dados e informações a fim de acompanhar e definir indicadores que embasem ações de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, entre os servidores do MP; e avaliar as ações realizadas.
- No âmbito jurídico: oferecer um canal de denúncia, investigação e abertura de procedimentos referentes a danos à saúde gerados no trabalho. Apuração de casos concretos e sindicância preliminar.
- No âmbito institucional: Reforçar a imagem do SIMPE-RS junto aos servidores do MP-RS como instituição de proteção, acolhimento e garantia de direitos.
O objetivo é que o projeto seja implantado já a partir deste mês de março.
Assessoria de Comunicação
01/03/2020 00:23:3